«No Entrudo, come-se tudo»

 

máscara rodeadas de serpentinas

O Carnaval comemora-se em Portugal desde o século XV e temos localidades com festividades próprias como Canas de Senhorim e Nelas, Elvas, Estarreja, Loulé, Loures, Madeira, Nazaré, Ovar, Podence, Sesimbra, Sines, Torres Vedras. O Carnaval de Podence, também chamado Entrudo Chocalheiro, com os seus caretos mascarados com fatos com franjas de lã colorida, máscaras de lata ou couro e chocalhos à cintura a saltar e a correr, faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2019. 

O Carnaval é um período de festas profanas e de diversão que acontece três dias antes da quarta-feira de Cinzas, em que todos os excessos são autorizados, como diz o ditado mencionado.

Nesta altura, come-se muita carne, especialmente de porco, em refeições abundantes e gordas. A orelheira com outras carnes e feijão era um dos pratos que se podia encontrar no Porto, em Lousada (Penafiel) e Vilarinho (Vila do Conde). A orelheira aparecia também acompanhada de arroz, bucho, chouriça, frango, pés e batatas. Em algumas localidades, como Rio de Onor e Barranco do Velho, comiam galo, o galo do Entrudo. Enfim, eram grandes cozidos para celebrar a liberdade de comer carne, antes das abstinências e prescrições da Quaresma...

Quanto à doçaria, as variantes das filhós eram os doces mais escolhidos, para além do arroz-doce (de Arronches), das rabanadas (de Vilarinho, S. Bartolomeu do Mar e São Lourenço da Montaria), das fatias de ovos, sonhos e nogados (de Elvas) e das sopas fritas (da Ilha Terceira).

Butelo de Vinhais IGP 

O butelo é um enchido que utiliza o estômago ou a bexiga do porco, onde se mete a carne do espinhaço do porco e os respetivos ossos e cartilagens, que são muito saborosos. Se quiser provar esta iguaria, tente este butelo com Indicação Geográfica Protegida, ou seja, que tem características ímpares da região de Vinhais.

Usando o butelo (de Vinhais ou não), junte-lhe umas casulas secas e fica com um prato que se come no Carnaval na região de Trás-os-Montes e Alto Douro

As casulas são cascas de feijão-verde limpo com alguns feijões, que se secaram ao sol para se preservarem. Pesam-se em seco, de acordo com a quantidade solicitada na receita, e colocam-se de molho, em água fria, de um dia para o outro.

Ingredientes:

  • 1 butelo
  • 1 salpicão
  • carne da queixada (opcional)
  • ½ orelha de porco (opcional)
  • 1 chouriça (opcional)
  • 1 pé de porco (opcional)
  • 500g de casulas demolhadas
  • 8 batatas médias descascadas

Preparação:

  • Numa panela grande, colocar as carnes todas em bastante água com sal. Começando a ferver, baixar a temperatura, tapar e deixa cozer durante 2 horas.
  • Passado este tempo, acrescentar as casulas, aumentar a temperatura e, depois da água começar a ferver, baixar novamente a temperatura deixá-las cozer durante 1h30.
  • Acrescentar as batatas que cozem a temperatura baixa.
  • Depois de tudo pronto, retiram-se as carnes, as casulas e as batatas para uma travessa e serve-se.

Se conhecer mais alguma receita típica de Carnaval, envie-nos a informação para o email info@panelade3pes.pt para a acrescentarmos :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Trilho do Contrabando em Vilarelho da Raia - a minha experiência como contrabandista

Alho, bacalhau e vinho verde

Canja à Vila-Franquense