A minha história

A paixão pela cozinha e por andar enfarinhada foi-me incutida pela minha avó materna, durante as férias grandes passadas em Figueira de Castelo Rodrigo, na Beira Alta. A avó Lila gostava muito de cozinhar e à noite, enquanto o meu avô e o meu irmão viam televisão, eu e ela andávamos à volta dos livros e dos cadernos de receitas para escolhermos a que íamos fazer ou experimentar nos dias seguintes.

Mas eu só comecei a cozinhar a sério quando a minha avó me comprou uma tabuinha de madeira e um tachinho de alumínio (com 11 cm de diâmetro) que ainda possuo. A partir dessa altura, tudo aquilo que a avó Lila cortava na tábua grande, dava-me o mesmo ingrediente para eu cortar na tábua pequenina, quando metia os ingredientes no tacho grande, eu metia os meus no tacho pequenino.

Um dia, estava a preparar-me para ir de férias para Figueira de Castelo Rodrigo, quando o meu pai me lançou o desafio de fazer uma recolha das receitas da Beira Alta que seriam publicadas num livro, o que veio a acontecer em 2005, através da Colares Editora.

Entretanto, comecei a ganhar o hábito de fazer cada vez mais coisas doces, aproveitando para pedir ajuda e conselhos à minha mãe que é uma boa doceira.

Entre o Porto e os Estados Unidos, onde fiz o meu doutoramento, foram muitas as receitas recolhidas, testadas e aprovadas.

Completei o Curso de Cozinha 120 horas e participei em workshops na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, tendo, ainda, frequentado formações em centros certificados para aprender e aperfeiçoar algumas técnicas de doçaria.

Tudo isso levou à criação, em 2018, da minha primeira marca de biscoitos tradicionais portugueses, a Porto crumbs®, à certificação da minha cozinha doméstica e, mais tarde, ao cartão de artesão e à respetiva Carta de Unidade Produtiva Artesanal.

Porém, este nome não mostrava aquilo que eu queria desenvolver para além dos biscoitos. Foi então que surgiu, em 2021, a marca Panela de 3 pés®.

Desde então, para além dos biscoitos tradicionais portugueses, estou a preparar formações à distância sobre temas relacionados com gastronomia portuguesa, histórias e receitas, bem como workshops presenciais e à distância que vão tratar de cozinha e tudo aquilo a envolve, incluindo harmonizações, truques, dicas e curiosidades.

Até lá, estou a recuperar um local onde a Panela de 3 pés® se irá instalar, com uma cozinha nova e com tudo o que for necessário para servir os seus clientes.


Até lá, siga panelade3pes no Facebook e no Instagram. 

Em breve teremos um canal no Youtube e um podcast!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Curso “Todas as receitas têm uma memória: dos sabores e das emoções”

Torricado de bacalhau da Azambuja

O Natal no Porto e algumas receitas